Siga @diariodeumabloogueira

terça-feira, 31 de outubro de 2017

Como descobrir se eu sou empreendedor?

Muitas pessoas devem se perguntar: Será que eu sou um empreendedor? Eu tenho que nascer assim ou eu posso me desenvolver? Como eu descubro se sou ou não?  Na verdade, não há uma regra, mas todos os empreendedores possuem algumas características particulares.
Mas afinal, empreendedorismo é uma habilidade, profissão, atribuição ou um talento?
Empreendedorismo é o estudo voltado para o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas à criação de um projeto (técnico, científico, empresarial). Tem origem no termo empreender que significa realizar, fazer ou executar.
O empreendedor é aquele que apresenta determinadas habilidades e competência para criar, abrir e gerir um negócio, gerando resultados positivos.
Portanto qualquer pessoa que se dedicar em aprender poderá se tornar um empreendedor um dia.

Dentre essas competências e habilidades, destaco as sete principais para você se tornar um empreendedor de sucesso.
A ânsia por crescimento e a insatisfação em não se acomodar e sim sempre buscar novos conhecimentos, experiências e relacionamentos é uma forte característica. Independente de até onde ele já chegou, para o empreendedor, sempre há como acrescentar, aumentar, inovar, melhorar, nunca parar seus pensamentos e ideias. Se você acha que seu projeto já está o melhor de todos, vá além dos seus limites. O melhor para o empreendedor é sempre continuar.
Se você pensa que vai trabalhar menos só porque não vai ter um chefe para te cobrar ou um horário para cumprir, você está enganado. No lugar do seu chefe vai estar você e se algum funcionário atrasar ou tiver algum problema, você que vai ter que cumprir o horário dele, afinal é o seu negócio, onde você investiu ideias, dinheiro e todos os seus sonhos. Não há ninguém para recorrer, então você vai precisar estar disponível e liberar todas as suas energias para ver o seu tão querido projeto funcionar corretamente. Mas, acredite, todo o empreendedor é apaixonado por seu negócio então todo este trabalho para ele é uma grande realização. Se você é preguiçoso, jogue essa preguiça para longe e se prepare para passar a noite acordado e toda a semana monitorando cada passo do seu negócio.
Ideias, ideias e muitas ideias. Todo o empreendedor busca inspiração. Mudam as coisas do lugar, viram o quadro de ponta cabeça, observam, rabiscam, desenham e redesenham.
Para o empreendedor o mundo é constantemente um quebra-cabeça a ser completado.
UMA DICA: Para desenvolver sua criatividade é sempre bom estar acompanhado do bom humor. Ao enxergar as coisas de uma maneira divertida, você consegue tornar em novidade algo que as pessoas já cansaram de olhar.
Os riscos fazem parte de cada passo dado pelo empreendedor. Por mais planejado que seja, sempre pode acontecer algo não esperado. A paciência vai se tornar a segurança dos seus passos. Então busque sempre ter um equilíbrio emocional para não ultrapassar nenhum dos seus limites pessoais.
UMA DICA: A depressão é um sintoma muito característico dos chamados workaholic, ou também viciados em trabalho. Não existe nada que possa ser perfeito, por mais que haja total dedicação. Separar um tempo para lazer, ajuda a manter sua vida tranquila, fazendo-o tomar decisões mais ponderadas e raciocinadas.
Sem a existência do erro, não haveria o acerto. E quanto mais conserta, mais se aperfeiçoa. Então a tentativa e erro é um exercício constante do empreendedor. Juntamente com o seu desejo de melhorar, o fazer novamente se torna a chave para o diferencial do seu produto/serviço.
Não se deixe desanimar. Fundar uma empresa, iniciar um novo projeto, lançar um produto – todas essas decisões envolvem inúmeras dificuldades.
O empreendedor domina a arte do improviso, ele trabalha com os opostos: problemas e soluções. A inovação se inicia quando se busca a renovação ou criação de algo por causa da falta ou da insuficiência. A ideia de criação acontece quando é necessário algo que não existe que seria de grande importância. Por isso, você deve trabalhar sempre buscando a solução de problemas, principalmente do dia a dia, que você tem observado.
Todo empreendedor de sucesso põe a mão na massa. É claro que conforme a demanda for crescendo você vai precisar de colaboradores, mas sempre conheça todo o processo e ensine você mesmo a sua equipe. Isso além de aumentar sua credibilidade, faz com que a sua equipe se sinta de igual para igual com você. Também demostra a autenticidade do seu trabalho, fazendo com que todos comprem a sua ideia por saber que você se dedicou por completo no seu negócio.



14 comentários:

  1. Eu amo empreender. Acho que já nasci com essa vontade de fazer, negociar e swmpre tive muita criatividade. Seu post ficou um máximo bem completo e esclarecedor.

    ResponderExcluir
  2. Achei interessante a escolha do tema! Descobri muito sobre mim lendo ele!

    ResponderExcluir
  3. Que tema diferente, hein? Muito raro ver uma postagem desse tipo e diante mão já adorei. Eu sou uma empreendedora!

    ResponderExcluir
  4. Cresci em uma família de empreendedores, meus pais, meus tios e tias sempre foram independentes em seus negócios e eu sempre pensei que aquilo não era pra mim, mas acabei descobrindo na faculdade, cursando jornalismo, que empreender é muito mais que investir em um negócio. Teu post tá perfeito!

    ResponderExcluir
  5. Que post útil! Há alguns meses meu pai iniciou no meio hinode, então "empreender" é algo que eu escuto com certa frequência por aqui HAHA e suas dicas são realmente incríveis, já que a gente tende a ficar ansioso, nervoso quando as coisas dão errado, mas é preciso ter calma, organizar tudo e estar disposto para os imprevistos que virão!

    ResponderExcluir
  6. Nossa,adorei o post. Me identifiquei muito.

    ResponderExcluir
  7. Eu nasci com espírito empreendedor, desde cedo trabalhei em empresa, mas não era aquilo que queria, até que me libertei e voei, hoje vejo que foi a melhor coisa que fiz!

    ResponderExcluir
  8. Sou empresária por ter negócio de família, e por ter um afeto no próprio negócio. Hoje em dia acho que é uma ótima opção empreender, é bem complicado no começo, mas trás muitos benefícios.

    ResponderExcluir
  9. Ameii seu post, quero muito ser uma empreendedora, acho que estou no caminho certo. Bjjoooss da Mai 💕

    ResponderExcluir
  10. Lendo seu post vi que não tenho certeza se nasci pra ser empreendedora kkkkk...não consigo estar a todo momento com um sorriso no rosto e não sou toda amizades kkkkk....ache que quem empreende foi feito para estar cercado de pessoas (o que não é muito o meu forte). Adorei teu post querida.

    ResponderExcluir
  11. Eu costumo brincar que a crise e a falta de dinheiro geram grandes empreendedores e também grandes tombos de pessoas que se acham empreendedores rs não sei se a palavra certa é se achar empreendedor, mas eu concordo contigo, para empreender precisa de algumas características, também acho que o esforço pode amenizar a falta de algumas delas.

    ResponderExcluir
  12. Com esta explicação de empreendedor acho que todas nós blogueiras somos afinal tem que ter disposição para manter o blog ativo, sem que vire modinha e sempre atualizado.

    ResponderExcluir
  13. Com certeza ser criativo é essencial para um bom empreendedor ! Amei o seu texto ! Beijos !

    ResponderExcluir
  14. Nossa, sensacional esse texto! Empreender é saber lidar com imprevistos e contornar situações. Aprender com os erros e seguir em frente. O qu não dá é pra desistir né? Foco e perseverança é a chave :D

    www.garotasenxaqueca.com

    ResponderExcluir