Siga @diariodeumabloogueira

domingo, 12 de novembro de 2017

Ser dona de casa é dar um fim a carreira profissional?


Muitas mulheres sonham em ser independentes saindo de casa para criar sua própria família com um companheiro. Porém elas acabam deixando de lado sua carreira profissional para se dedicar a casa e aos filhos. Só que muitas, no começo, acabam não percebendo que ser dona de casa durante anos pode ser enjoativo e um enfado.

É inquestionável a dedicação que muitas donas de casa têm em seus afazeres domésticos e no seu papel como mãe, porém muitas apresentam problemas de autoestima, insegurança e completa dependência financeira de seus parceiros, o que não é nada saudável.

É estimulante e também muito importante para o desenvolvimento pessoal ter contato com novas pessoas, aceitar novos desafios e ter a bonificação merecida por um trabalho feito, o que são características do dia a dia de alguém que faz parte do mercado de trabalho.

Nem sempre você precisa ter um chefe. Pode ser dona do seu próprio negócio, pode terceirizar seus serviços, pode trabalhar por home office. Se possui filhos pequenos e não pode sair de casa, busque uma outra alternativa, mas não fique parada. Não se acomode porque uma hora você vai sentir como se estivesse sumindo.

As tarefas de casa são um trabalho sem fim. Você limpa o que foi sujo para sujar outra vez. Você dá banho, comida, faz uma criança dormir todo o dia. Uma rotina contínua que não tem parada e aos olhos dos outros não existe reconhecimento porque é enxergado como uma obrigação e não como uma dedicação.

Muitos homens querem proporcionar tudo para suas mulheres e usam isso de justificativa para mantê-las dentro de casa. Com mordomias ou sem mordomias, você deve pensar no seu bem-estar. Não somente físico, com todo o conforto, mas também numa satisfação emocional e psicológica.

Talvez no começo, você, dona de casa, não vai reparar que algo está mudando dentro de você. Mas logo, pois o tempo passa depressa, o seu ânimo, seus conhecimentos, sua capacidade, vão se tornar questionáveis. E quando você começar a entrar numa depressão silenciosamente, ninguém vai conseguir entender o que aconteceu para te ajudar a sair dessa fase ruim.

Os filhos também são a coisa mais preciosa para quem vive só cuidando da casa. É tanta atenção e preocupação que sobra para dividir até com os coleguinhas de escola. Limpa o quarto, mantem o guarda-roupa organizado, faz a comida preferida e tudo mais. Só que compreenda, seus filhos vão crescer e logo, quando entram na escola, em muitas horas do dia, você vai estar sozinha na sua casa.


Dedique-se no que você mais ama. Então se ame e resgate aquela profissão que desejava ser quando ainda está cursando o Ensino Médio na escola. Quando ainda não havia filhos nem marido. Quando o que você queria era ser bem-sucedida, ser reconhecida no mercado de trabalho e ser uma mulher de negócios de sucesso. Não precisa abandonar sua casa, nem família, mas peça ajuda e reserve um tempo para você. Para que você possa desenvolver seus projetos e seus planos e ser uma mulher realizada em todos os âmbitos.


Sobre a autora

Administradora de empresa, escritora autônoma, idealizadora do Blog Diário de uma Blogueira. Ainda iniciante, aborda assuntos sobre carreira e relacionamento. Casada com um príncipe que lhe inspira amor.


Um comentário:

  1. Muito inspirador Ju!! É isso mesmo, não deixar de lado nenhuma de suas paixões pelo fato de cuidar da casa! Beijos

    ResponderExcluir